14 de jul. de 2015

A real história de Hércules e a comparação com o filme da Disney!


Link da imagem
 Recentemente eu resolvi re-assistir Hércules, a animação da Disney. Por adorar mitologia Grega eu revi esse filme de uma maneira diferente, verificando as incongruências entre a história real e a criada pela Disney. Aí então resolvi pesquisar sobre quais as principais diferenças e trouxe para vocês aqui! 



1. Hércules na Mitologia Grega


Link da imagem
  Hércules era um semi-deus filho de Zeus com uma mortal, Alcmena. Essa mortal era casada com um homem chamado Anfitrião, que estava na guerra. Zeus, aproveitando-se da ausência do marido de Alcmena, fingiu ser ele e seduziu a mortal. Hermes o auxiliou nessa "empreitada", fingindo ser o escravo chamado Sósia e ficando de guarda. Dessa noite nasceu Hércules. Sóoo que Zeus também era casado e a sua esposa, Hera (ironicamente patrona da fidelidade conjugal) ficou irada ao saber da traição e mandou duas serpentes matarem Hércules ainda bebê. Com sua imensa força de Deus ele esmagou as serpentes com as mãos e o plano de Hera fracassou. 
   Na mitologia grega Mégara era a filha mais velha do rei de Tebas, Creonte. Segundo as histórias, ela foi oferecida como esposa de Hércules por ele ter ajudado a cidade de Tebas. Assim, casaram e tiveram dois filhos. 
    Hera, duplamente irada (por ter sido traída e por ter fracassado na tentativa de matar Hércules quando criança) causou um ataque de ira no herói, que acabou matando a sua esposa e seus filhos. 
   A história dele não acaba aqui, mas como o filme só passa até o "casamento" de Hércules com Mégara eu pararei nessa parte! 

2. Hércules na história da Disney


Link da imagem
  Segundo o filme da Disney, Hércules era filho de Zeus com Hera (se tornando assim imortal). Hades, irritado com o seu "posto" de rei do submundo e com a supremacia de Zeus, ordena seus lacaios a levar o pequeno Hércules à terra. Lá chegando, eles dão uma "poção" para ele, através da qual, se tornaria mortal. Felizmente um casal de idosos - Alcmena e Anfitrião - interrompem os dois e Hércules não toma a gota final, ficando mortal porém com a força de um Deus (virou um semideus). Em uma última tentativa de matá-lo naquele momento, os lacaios se transformam em serpentes e partem para cima do bebê, que graças a sua força, as esmaga com as mãos. 
   O tempo vai passando e ele conhece Mégara, que estava sendo abusada pelo centauro Nesso. A partir daí a história se desprende ainda mais da mitologia e outras coisas acabam acontecendo. 


3. Curiosidades


Link da imagem


 ♥ Hércules é o nome do herói na mitologia grega e Herácles na mitologia romana! Isso quer dizer que são, na verdade, a mesma pessoa! 
 ♥    A palavra anfitrião que nós usamos deriva do nome do marido de Alcmena, que mesmo sabendo da traição ficou feliz por saber que sua mulher fora escolhida por um Deus. A partir de então seu nome ficou conhecido como "aquele que recebe" (e que nesse caso não só recebeu mais também permitiu - e aprovou - que Zeus aproveitasse tudo que tinha direito). 
 ♥  A palavra sósia também vem dessa história, mais especificamente do nome do escravo que Hermes substituiu. 
 ♥ O centauro que estava tentando ficar com Mégara à força na animação na verdade tentou violentar Dejanira, a segunda mulher de Hércules.

É isso pessoal! Eu revi o filme tem um tempinho e espero não ter esquecido de nada! 


Espero que tenham gostado! 


3 comentários:

© Respirart All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates